Atualmente a internet está tão presente no nosso dia-a-dia que não percebemos o quanto dependemos dela.
Desde uma simples pesquisa, até o funcionamento de sistemas importantes de grandes empresas, a internet é a peça fundamental para garantir a utilização dessas ferramentas.
Você já se perguntou o que aconteceria se a internet deixasse de funcionar por apenas um dia?
A fabricante de sistemas de armazenamento NetApp, buscou responder essa pergunta por meio de algumas pesquisas e constatou que:
– Aproximadamente 150 bilhões de e-mails deixariam de ser enviados;
– Cerca de 4,9 milhões de usuários do Skype perderiam ao todo 2 bilhões de minutos de conversas;
– A falta de conectividade impediria o funcionamento das centrais de controle de tráfego aéreo, cancelando a decolagem de 87 mil voos;
– Mais de 16,3 milhões de carros não poderiam utilizar o sistema de navegação por GPS;
– Carros sem motoristas como os carros do Google não sairiam do lugar;
– Por volta de 58,3 milhões de pedidos de informação sobre rastreamentos de pacotes da UPS não seriam atendidos;
– Já com as encomendas da FedEx, seriam 50 milhões de pedidos sem retorno;
– Mais de 500 milhões de tweets e mais de 70 milhões de fotos do Instagram deixariam de ser compartilhadas. Os cerca de 894 milhões de usuários do Facebook deixariam de enviar mais de 10 bilhões de mensagens e compartilhar cerca de 4,7 bilhões de atualizações nos 39 minutos que passam em média na rede durante um dia. Ao todo, o Youtube perderia cerca de 4 bilhões de visualizações;
– O custo de se efetuar uma transação bancária “ao vivo”, com um empregado de um banco, é de aproximadamente, US$ 3,97. Fazer a mesma coisa pelo caixa eletrônico custa apenas US$ 0,59 e, fazê-lo por um dispositivo móvel, US$ 0,56. Dessa forma, em um dia sem internet, os custos de operações financeiras aumentariam radicalmente;
– A impossibilidade de se conectar à rede faria com que lojas de comércio eletrônico perdessem cerca de US$ 2 bilhões em vendas. Entre os afetados estariam os mais de 244 milhões de usuários cadastrados da Amazon e os cerca de 149 milhões de usuários da eBay.
Fonte: Olhar Digital