1 1 350x350 - Como reduzir os riscos de fraude com o meu cartão de crédito e débito?

A facilidade e praticidade obtida com a disseminação do uso dos cartões de crédito e débito no país, tem provocado um aumento na escalada de golpes nas suas diversas modalidades. Dados disponíveis no site do Banco Central do Brasil, apresentam números na casa dos bilhões de Reais em transações com cartão de crédito, débito e PIX.

Os golpes são concretizados através de compras em lojas virtuais com dados do cartão de crédito, clonagem física de cartões de crédito, pagamentos no débito com o recurso da aproximação do cartão (contact less), pagamento por PIX e tantos outros.

Neste artigo abordo a mitigação de risco com os pagamentos por cartão de crédito e pagamentos com o recurso de aproximação de cartões de débito (contact less).

 

Cartões de crédito

Este meio de pagamento é mais exposto ao risco em relação ao cartão de débito porque o portador do cartão utiliza em pagamentos de compras online, pagamentos recorrentes de serviços de assinatura de streaming de vídeo e áudio (Netflix, Amazon Prime, Spotfy etc…), compras em lojas virtuais, lojas físicas, pagamentos em postos de combustíveis entre outros. O cartão físico pode passar por várias mãos em várias situações que abrem oportunidades para uma pessoa mal-intencionada obter os dados desejados.

 

 

04 dicas para melhorar a segurança

 

 

 

1 – Risque o código CVC impresso no cartão.

2 350x350 - Como reduzir os riscos de fraude com o meu cartão de crédito e débito?

 

Esta ação vai impedirá que sejam realizadas compras online. Antes de realizar este procedimento, certifique-se que o app da sua operadora de cartões de crédito, tem esta informação registrada. Caso não encontre, anote o CVC em um local seguro. Utilize app´s similares ao Kaspersky Password Manager para armazenar o CVC.

 

 

 

 

2 – Cadastre o seu cartão no app de pagamentos do seu celular.

3 350x350 - Como reduzir os riscos de fraude com o meu cartão de crédito e débito?

Para smartphones Apple, utilize app Carteira. Você poderá cadastrar cartões de crédito e débito de vários bancos. Para efetuar um pagamento, você deverá apertar o botão que liga e desliga o celular 02 vezes, apontar o celular para o seu rosto para o reconhecimento facial ou então digitar um código previamente cadastrado.

Com isto, você terá   03 camadas de proteção: Ausência de contato físico de outras pessoas com o seu cartão e a camada de reconhecimento facial ou senha e a senha de bloqueio do dispositivo.

Os smartphones com Android, possuem o recurso Google Pay que também aceitam vários bancos e cartões de débito e crédito. O pagamento é realizado após você desbloquear o smartphone e aproximar o smartphone da máquina de pagamentos do estabelecimento.

Atenção!!!!! Antes de aproximar o seu celular da maquinha de cartões do local onde você está realizando a compra, verifique se o valor digitado pelo operador está correto. Ao finalizar o pagamento, confira o valor no seu smartphone.

 

 

3 – Número de cartão de crédito virtual para compra online

4 350x350 - Como reduzir os riscos de fraude com o meu cartão de crédito e débito?

 

Há operadoras de cartão de crédito que permitem a criação de números de cartões virtuais para compras especificas. Este número é utilizado somente para uma única compra. Este recurso evitará que seja necessário utilizar o número do cartão físico em compras online, evitando a sua exposição ao risco.

Para assinar serviços de compra recorrente, tais como Netflix, Spotfy, Amazon Prime, jornais e revistas e demais pagamentos mensais, você também pode utilizar o número de cartão virtual que não expira.

A vantagem da utilização dos números de cartões virtuais e a possibilidade de reduzir o nível de exposição ao risco dos dados do cartão físico. Você conseguirá rapidamente tomar uma ação de bloqueio do cartão virtual caso descubra alguma compra indevida.

 

4 – Recebimento de mensagens SMS de compras realizadas

5 350x350 - Como reduzir os riscos de fraude com o meu cartão de crédito e débito?

 

Verifique se a sua operadora de cartão de crédito envia mensagens por SMS de compras ou débitos realizados com o seu cartão. Você poderá acionar rapidamente a operadora de cartões de crédito uma eventual transação não reconhecida.

Com estas dicas, você conseguirá diminuir o risco de fraudes com o seu cartão de crédito e débito.

Lembre-se que os criminosos não são grandes gênios da área de tecnologia com amplo conhecimento em códigos de programação que ficam atrás de computadores superpotentes desenvolvendo soluções tecnológicas para roubar o seu dinheiro. São pessoas com capacidade para avaliar o comportamento das pessoas e que pesquisam brechas de segurança para enganar pessoas desavisadas.

Escrito por:

Foto - Como reduzir os riscos de fraude com o meu cartão de crédito e débito?

Wagner Rodolfo de Siqueira

Diretor da Dualsys Soluções em TI

 

Fontes:

https://www.bcb.gov.br/detalhenoticia/484/noticia

https://www.bcb.gov.br/estatisticas/spbadendos

https://antifraudes.febraban.org.br/?gclid=CjwKCAiA24SPBhB0EiwAjBgkhma09glkMVMVdVhytbrgSdwxq25kuro0yR8DOkHBsfDvEwjr9wdclhoCUMwQAvD_BwE