Golpistas aproveitam-se da distração das pessoas para cometer crimes e extrair recursos financeiros das vítimas.
Três motivos para você estar interessado neste artigo:
1 – Tem um parente, amigo ou amiga que foi vítima de crime cometido dentro de uma das redes sociais.
2 – Foi vítima de um crime.
3 – Está em busca de informações para diminuir o risco potencial em ser vítima.
Espero que o seu caso seja o motivo número três.
As tentativas de golpes dentro das redes sociais são frequentes. Pessoas mal-intencionadas buscam identificar formas de obter de forma ilícita, recursos financeiros dos usuários. Na maioria dos casos, a falha de segurança está no comportamento dos usuários que não utilizam os recursos de segurança oferecidos pelo desenvolvedor do app das redes sociais.
Conheça 03 modalidades mais frequentes de golpes praticados dentro do Instagram:
1 – Roubo do login e senha do usuário
O criminoso vai tentar meios para induzir você para que forneça para ele as suas credenciais de acesso na rede social.
Quais os cuidados?
Não preencha formulários que solicitem logins e senhas, número de celular etc… Lembre-se: a equipe de suporte das redes sociais jamais irá solicitar a sua senha de acesso.
Não clique em links recebidos por SMS.
Se você precisar de ajuda da rede social, faça contato direto pelos atalhos do app.
2 – Oferta de promoções de produtos ou serviços
Quem não fica tentado a comprar produtos com descontos fantásticos, que atire a primeira pedra. Desconfie de ofertas de produtos e serviços com preços muito abaixo do mercado ou que ofereçam soluções milagrosas. Os criminosos criam perfis falsos nas redes sociais com informações de lojas confiáveis. Se você ficar interessado em alguma oferta, entre no site da loja oficial para validar a oferta.
Não clique em botões de compra ou links dentro do app da rede social.
3 – Perfis falsos criados com as suas informações, de amigos ou de instituições confiáveis
Os criminosos copiam dados verdadeiros de empresas e de seus amigos e amigas. Eles começam a seguir você e em determinado momento, começam a enviar mensagem pelo app. Lembra dos golpes praticados com a conta de Whatsapp clonada? Os golpes nas redes sociais acontecem da mesma forma.
É comum que o criminoso interaja com você fazendo-se passar por um parente próximo e peça um depósito em conta para resolver algo grave e dizendo que irá devolver o dinheiro rapidamente. Não caia nessa armadilha. Se você acha que seu parente ou amigo pode estar precisando de ajuda financeira, ligue para ele e confirme a informação.
Como proteger melhor a minha conta no Instagram e reduzir o risco de ter o perfil roubado?
Você pode e deve utilizar os recursos de segurança oferecido pelo Instagram.
Siga os passos a seguir:
Autenticação de dois fatores
Siga os passos a seguir para ativar a autenticação de dois fatores. O Instagram oferece 03 opções de autenticação de dois fatores. A melhor escolha, segundo o Instagram, é a opção de autenticação por aplicativo de autenticação.
Você pode utilizar o app Authenticator da Microsoft ou outro app sugerido pelo Instagram. Siga os passos indicados pelo app do Instagram para ativar este recurso.
Siga as setas nas imagens abaixo para ativar a ferramenta:
Passo 1 |
Passo 2 |
Passo 3 |
Passo 4 |
|
Muito importante!
Print a tela que aparecerá no final do processo com um código de recuperação. Ele poderá ser útil caso você tenha problemas com um futuro processo de recuperação da conta.
Conta privada
Se você usa o Instagram para diversão e interagir com seus amigos, amigas e parentes, é recomendável que a sua conta esteja com o modo “conta privada” ativa. Esta opção impedirá que desconhecidos tenham acesso as suas publicações.
Permitir ou bloquear menções
Você pode configurar o app para bloquear menções sobre você nas publicações. Esta opção irá proteger melhor a sua privacidade.
As configurações de conta privada e permitir e bloquear menções, estão dentro da opção privacidade.
Se você não usa o Instagram para fazer negócios ou tem a necessidade de exposição da sua imagem nas redes sociais, considere melhorar a sua experiência de privacidade.
Espero que este artigo possa ajudar você a melhorar a sua experiência dentro do Instagram e em outras redes sociais.
Escrito por:
Wagner Rodolfo de SiqueiraDiretor da Dualsys Soluções em TI |