A Microsoft anunciou que irá interromper o suporte e o desenvolvimento de novas atualizações de segurança para o Windows 7, Windows 2008 Server e Windows 2008 Server R2 em 14 de janeiro de 2020. O Windows 7 foi lançado em 22 de outubro de 2009 e irá completar um ciclo de 10 anos entre o seu lançamento e a interrupção do suporte.
A principal consequência para os computadores e servidores com estas versões de sistemas operacionais será o aumento do risco de incidentes relacionados a vulnerabilidades futuras que possam surgir nestes sistemas operacionais. Nos últimos anos, os usuários domésticos e as empresas foram vítimas de sérios ataques de vírus que exploraram a vulnerabilidade destes sistemas, principalmente quando os desktops, notebooks e servidores não estavam com as atualizações disponibilizadas pela Microsoft.
Para esclarecer algumas dúvidas que possam surgir em relação a este assunto, separamos um compilado de informações importantes, confira:
- Em relação ao Windows 7, o que devo fazer?
Para a maioria dos usuários do Windows 7, fazer a transição para um novo dispositivo com o Windows 10 será o caminho mais recomendado. Os computadores de hoje são mais rápidos, leves, potentes e seguros, com uma média de preço menor do que a dos computadores comuns de oito anos atrás. Alguns desktops e notebooks adquiridos nos últimos cinco anos podem eventualmente suportar o Windows 10, mas é necessário realizar uma avaliação técnica do equipamento e a viabilidade financeira com a compra da licença de uso do Windows 10.
- O que fazer com relação aos servidores com Windows Server 2008 e R2?
Para os servidores que estejam em operação há mais de cinco anos e que estejam fora da garantia do fabricante do hardware, recomendamos que os gestores das empresas preparem um plano de investimento para a sua substituição. É pouco provável que o fabricante do servidor disponibilize drivers para placas de rede, controladoras de discos, chipset e outros componentes para a mais recente versão do Windows Server. O fim do ciclo de vida do hardware é um estimulante para que as empresas optem pela troca do hardware juntamente com o sistema operacional.
Para as empresas que precisam manter a versão do Windows 2008 Server e R2 em operação para dar continuidade em algum sistema legado que não rode em versões mais novas do Windows Server, poderão virtualizar e migrar rapidamente para a nuvem da Microsoft, dentro do Azure. Os servidores dentro do Azure continuarão a receber as atualizações de segurança e suporte da Microsoft por 03 anos.
- É possível fazer o upgrade do Windows 7 para o Windows 10 gratuitamente?
Não, a oferta de upgrade gratuito para o Windows 10 encerrou em 29 de julho de 2016. Esta condição era legalmente válida para algumas situações de contrato Microsoft.
- Posso continuar a usar o Windows 7?
Sim, você pode continuar a usar o Windows 7. No entanto, você ou a sua empresa estarão expostos a riscos relacionados com a interrupção no desenvolvimento de atualizações de segurança.
- É possível fazer o upgrade do Windows 2008 Server e R2 para o Windows Server 2019?
A instalação a partir de uma licença OEM ou de contrato OPEN, não contemplam o upgrade para a versão mais nova do Windows Server. É necessário fazer uma nova aquisição da licença do servidor e das licenças CAL.
As licenças a partir de contratos de licenciamento ASSURANCE, possuem características próprias. Se a sua empresa possui um contrato ASSURANCE, consulte o seu fornecedor de licenças sobre a forma de obter a versão mais recente do Windows Server.
Possui alguma dúvida ou deseja obter ajuda?
O nosso time de licenciamento poderá te ajudar a tomar a melhor decisão.
Escrito por:
Wagner Rodolfo de Siqueira
Diretor da Dualsys Soluções em TI
Referências:
https://azure.microsoft.com/pt-br/resources/preparing-for-windows-server-2008-end-of-support-pt-br/
https://support.microsoft.com/pt-br/help/4057281/windows-7-support-will-end-on-january-14-2020