Post 17 - Ruídos que podem deixar o seu wi-fi lento

O wi-fi é uma rede sem fio que conecta dispositivos, sejam eles, celulares, tablets, computadores, etc. Existem diversos fatores que influenciam o seu bom funcionamento, um dos principais é o roteador, que tem o papel de transmitir o sinal de wi-fi para todo o ambiente. Listamos algumas dicas para você usufruir de um sinal de qualidade. Confira:

Qualidade do roteador

Existem diversos modelos de roteadores, como são eles os responsáveis por distribuir sinal, é importante ficar atento se seu aparelho é certificado pela Anatel e segue o padrão mais atual do mercado, que é o IEEE 802.11 de redes sem fio: AC, B, G e N, mas é importante lembrar que o aparelho deve corresponder ao roteador.

Local de instalação

O local de instalação do roteador pode ter bastante influência para que ele funcione bem, por exemplo, se na sua casa, o roteador ficar em um cômodo distante da sala, o sinal pode oscilar, dificultando a conexão de rede naquele ambiente.

Repetidor de sinal

Como o exemplo citado acima, em ambientes maiores fica difícil fazer com que o sinal chegue em todos os cômodos, uma solução para este problema é o repetidor de sinal wi-fi que recebe o sinal do roteador e o amplifica, fazendo com que a rede alcance uma distância maior do que normalmente.

Poluição da rede

O seu wi-fi está em um ambiente em que existem várias outras redes e o fato de estarem em um único canal pode gerar interferência de uma com a outra, gerando lentidão e queda de conexão. Para evitar que isso aconteça, configure o seu roteador wi-fi em canais menos utilizados.

Como descobrir qual é o canal menos utilizado? Existem aplicativos como o Wi-fi Analyzer, (disponível para Android) que avaliam o ambiente e informam qual é o melhor canal para se utilizar, conforme os exemplos abaixo:

imagem 3 - Ruídos que podem deixar o seu wi-fi lento

Wi-fi Analyzer: No exemplo acima, ele classifica todos os canais disponíveis e avalia qual é o melhor canal para utilizar na sua rede.

imagem 2 - Ruídos que podem deixar o seu wi-fi lento

Wi-fi Analyzer: O gráfico acima mostra os wi-fi disponíveis, em quais canais se encontram e qualidade do sinal.

Proteja sua rede

Existem hackers que são capazes de monitorar o tráfego do seu wi-fi, invadindo a sua rede e consequentemente tendo acesso aos dados. Para evitar que este tipo de coisa aconteça, recomendamos criar senhas mais seguras, utilizar o protocolo de segurança mais moderno, atualmente é o WPA2, trocar a senha com frequência para evitar que pessoas que já se conectaram a ela tenha acesso aos seus dados novamente.

Além dos fatores que citamos acima, existem diversos outros ruídos que podem atrapalhar o sinal de chegar perfeitamente aos aparelhos, se quiser saber sobre eles ou precisar de ajuda para verificar os erros do seu wi-fi, entre em contato conosco:

comercial@dualsys.com.br

(12) 3797-2111 | (11) 4720-0011 (WhatsApp)

Escrito por:

imagem 4 - Ruídos que podem deixar o seu wi-fi lento Rodrigo Mendes

Analista de Suporte da Dualsys Soluções em TI, com 20 anos de experiência na área de Tecnologia da Informação, pós-graduado em Gestão de Projetos, bacharel em Rede de Computadores.